sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Husky Siberiano


Husky Siberiano 
Conheça a raça de cachorro Husky Siberiano, características da raça,
 temperamento, cuidados especiais, foto e comportamento



Husky Siberiano: força muscular e beleza 
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- O husky siberiano é um cão forte com uma estrutura muscular bem desenvolvida.
- A pele é coberta com duas camadas de pêlo.
- Possuem olhos de cores bem chamativas como, por exemplo, verdes, azuis, amarelos ou castanhos.
- Geralmente possuem as pernas na cor branca com manchas na cabeça e no rabo.
 - O corpo é coberto por pêlos nas cores branca e cinza (mais comum) ou branca em combinações com: vermelho cobre, preta, marrom avermelhada. Podem apresentar-se também todo na cor branca.
- Possuem orelhas de porte médio, apontadas para cima.
- Em média, os huskies medem de 50 a 60 cm de altura.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O husky siberiano é uma raça que gosta de brincar.
- Necessita de grandes espaços para queimar a energia.
- São espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor.
- São carinhosos e companheiros.
- Possuem instinto de caça, podendo perseguir e matar gatos, ratos, coelhos ou outros animais de pequeno porte.
- Podem se tornar agressivos quando atacados por outros cães.
- A expectativa de vida desta raça é de 10 a 15 anos de idade.
- Possuem o hábito de lamber o pêlo como medida de higiene.
- Podem ser adestrados, porém não assimilam completamente o treinamento.



                       
Os Huskies são cães que adoram pessoas, o que faz com que não seja indicados para as funções de guarda. Extremamente bonitos, chamam a atenção de todos por seus olhos claros, pêlo exuberante e farto. São cães cheios de energia e vitalidade, o que pode transformá-los em cães travessos quando não têm espaço para gastar toda sua vitalidade. Uma das mais freqüentes atitudes que apresentam quando estão entediados é cavar jardins, roer móveis e empreender grandes perseguições a gatos ou mesmo dar uma "escapada" pelos muros e portões. Por essa razão, os criadores sérios recomendam muita reflexão aos futuros proprietários da raça, que precisa de espaço para exercitar-se.
Além da incansável energia, o Husky é um cão muito dócil e independente, característica muito facilmente entendida por "teimosia". É um cão que precisa seguir um líder (humano) que tenha bastante paciência e "pulso firme", sem jamais apelar para a violência. É um cão extremamente leal e companheiro, procurando agradar o dono sempre, fator que deve ser aproveitado no período de adestramento como principal motivação do cão.
Apesar de possuir uma bela e farta pelagem o Husky não demanda cuidados especais para manter seu aspecto bonito. Instintivamente limpo, o Huski tem por hábito lamber-se para fazer sua "toalete" e tem pouquíssimo cheiro, dispensando assim os banhos freqüentes.
Durante o período da muda (quando o cão ‘troca’ o pêlo o que ocorre no máximo duas vezes ao ano), o pêlo cai muito e precisa ser escovado diariamente até para facilitar a limpeza da casa, removendo diretamente os pelos mortos.
O Husky está na 45ª posição do ranking de inteligência para o trabalho elaborado por Stanley Coren - veja em A Inteligência dos Cães.



Imagem extraída do site FASTRK KennelImagem extraída do site FASTRK KennelDesde muito cedo percebe-se a tremenda energia dos Huskies e para evitar problemas, deve-se investir algum tempo na sua educação, sendo bastante recomendado que freqüentem aulas de adestramento básico tão logo terminem as vacinas.
Por sua função original de puxadores de trenó, os Huskies têm uma forma de movimentação bastante característica e que deve ser observada desde a mais tenra idade, um misto de trote e galope. Este é um dos fatores que deve ser bastante observado antes da compra do filhote. Um Husky não deve se movimentar com passadas curtas ou muito "saltitante".
Apesar de sua boa índole com as pessoas, não é comum que o Husky se dê bem com outros animais, mesmo com outros cães.



O Husky apresenta uma grande variedade de cores (todas são permitidas) e de marcações.
As mais "raras" são o branco puro e o piebald (ou "malhado"). Os olhos podem ser azuis, castanhos e até mesmo um de cada cor.





Até em função de suas origens o Husky não apresenta sensibilidade especial a doenças, com exceção de alguns problemas relacionados à visão, como:
Saúde
Siberianos são normalmente cães saudáveis, vivendo tipicamente de 12 a 15 anos de idade.Esta raça precisa de uma dieta de alta qualidade com muita proteína e gordura se for usada para o trabalho (como puxar trenós). É dito que os huskies são os cães com mais "eficiência em combustível", já que consomem menos comida que outras raças de trabalho de tamanho similar e nível de atividade. A dieta precisa ser ajustada para o seu nível de trabalho e exercício; caso contrário, pode ocorrer obesidade em cães não exercitados e muito alimentados. Doença que deve-se ter cuidado é a erlichia, transmitida pelo carrapato. Cães não selecionados provavelmente desenvolverão glaucoma, pois é hereditário, por isso a importância de saber a procedência do cão e conhecer os pais ou avós, sendo recomendado a compra de animais somente com Pedigree para você ter certeza de ter adquirido um autêntico Husky Siberiano.
Peso (de acordo com o padrão ofical da raça)
Machos de 20,5 a 28Kg e fêmeas de 15,5 a 23Kg.



Observações

Esta raça tem uma esperança média de vida que pode ultrapassar os 15 anos de idade, pelo que é considerada genericamente muito saudável. Existe porém a hipótese de desenvolver problemas de visão (tais como cataratas e atrofia progressiva da retina) e displasia da anca.
O seu pêlo precisa ser escovado ocasionalmente e só deve ser aparado nos pés.
Estes cães necessitam de praticar diariamente exercício físico (entre uma a duas horas). Adoram correr livremente e saltam com facilidade as vedações pouco altas, por isso há que tê-lo bem protegido.
Também apreciam o tempo frio e o ideal é que vivam fora de casa com acesso a uma área devidamente cercada.

Origem

Estados Unidos.
O Husky Siberiano foi mantido puro pelas tribos dos chukchis, do noroeste da Ásia, onde era usado para puxar trenós, o principal meio de transporte no Alaska.
Por ter porte menor que o Malamute do Alasca, tornou-se o cão preferido dos exploradores russos, como cão de trenó, por sua velocidade, agilidade e resistência, qualidades apreciadas pelos chukchis. Como trabalhador voluntarioso, gosta tanto de seu papel como cão de trenó quanto de cão de companhia.

Husky siberianos :

Utilização: tração de trenós,com cargas leves.

Tamanho: 50,5 cm 56 cm para as fêmeas e 53,5 a 60cm para os machos

aspectos gerais: porte médio,rápido,ágil e solto.É medianamente compacto, com orelhas eretas e cauda em pincel.

Pelagem : dupla,bem farta,de comprimento médio,com cotorno bem difinido.Os subpelo é denso e macio, longo o suficiente para armar o pelo. Os pelos retos , suaves e uniformamente assentados.

Longevidade: 10 a 12 anos
 

Olhos : 



As cores são aceitas do padrão da raças .











Nenhum comentário:

Postar um comentário